domingo, 6 de maio de 2012

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA


Evangelho do dia: João 15, 1-8
 
Naquele tempo, Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.
O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira.
Assim também vós: não podeis tam pouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira; vós, os ramos.
Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


Pistas para reflexão
 – Levar a comunidade a se perguntar pelos frutos que ela produz, unida ao projeto de Jesus.
– É possível viver a fé sem vínculo com uma comunidade? É possível ser cristão sem estar em comunhão com a proposta de Jesus?
– Paulo, após o encontro com o Ressuscitado, logo iniciou a sua caminhada de evangelizador do reino. Esse episódio mudou a vida de Paulo, e ele mudou a vida de muitas pessoas. Diante disso, perguntemo-nos: as palavras de Jesus, de fato, permanecem, isto é, fizeram morada em nós, transformando-nos por inteiro?
– Que sentido tem a frase do evangelho de hoje: “Sem mim nada podeis fazer”, nas culturas que pouco conhecem de Jesus e de seus ensinamentos? Qual deveria ser a nossa atitude pastoral, nesse caso?
– Na hora do abraço da paz, explicar que desejar a paz de Cristo é o mesmo que afirmar: que você seja qual outro Jesus ressuscitado que mora dentro de você.

Padre Jacir de Freitas Faria, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário