segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ALAGOINHAS

Igreja Matriz e Conventual da Paróquia São Francisco de Assis
Alagoinhas - Bahia

HISTÓRICO

Frei Virgínio de Civitanoiva (Frei Dário Romitti)
Com a divisão da Paróquia de Santo Antônio em Alagoinhas, foi criada a 25 de abril de 1968, a Paróquia São Francisco de Assis, ficando como responsáveis da mesma, os Frades Capuchinhos, sendo nomeado Frei Virgínio de Civitanova (Frei Dário Romitti) como primeiro Vigário, seguido por Franco Zitti (Frei Félix de Cingoli),Frei Tiago de Assis Batista (1972-1975) e, depois, por Frei Everaldino Pires de Oliveira (24 de março de 1975).
 
Frei Virgínio de Civitanova (Frei Dário Romitti) começa sua atividade de pároco após o Concílio Vaticano II, quando a Igreja estava empenhada no “aggiornamento”, tentando "fomentar a vida cristã entre os fiéis, adaptar melhor às necessidades do nosso tempo as instituições susceptíveis de mudança, promover tudo o que pode ajudar à união de todos os crentes em Cristo, e fortalecer o que pode contribuir para chamar a todos ao seio da Igreja" (Sacrossantum Concilium). Começam os primeiros passos para a criação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com a descoberta e treinamento de líderes. Começa um trabalho pioneiro de Comunidade em Santa Terezinha e Alagoinhas Velha , contando com a ajuda de Frei Romano de Offida (S. Terezinha) e Frei Leão de Marotta (Frei Leão Ricci) – Alagoinhas Velha; vão-se organizando as comunidades rurais de Estêvão, Narandiba, Rio Branco, Quisanbu; Riacho da Guia passa a ter mais assistência.
É criada a Casa da Fraternidade e fundado o Lar Franciscano Emma Barbetti para senhoras idosas desassestidas pela família.

Frei Tiago de Assis Batista


Frei Tiago de Assis Batista (foto) assume a Paróquia de São Francisco do início de 1972 a fevereiro de 1975. Nessa época, já tinha sido criada a Vigararia Episcopal de Alagoinhas e Dom José Flofibet Cornelis, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, é nomeado Vigário Episcopal da futura Diocese de Alagoinhas, vindo morar em Alagoinhas. Na Vigararia, o trabalho de criação das CEBs vai-se incentivando. A Paróquia de São Francisco dá continuidade ao trabalho iniciado por Frei Virgínio na descoberta e treinamento de líderes, as comunidades vão-se organizando; começa a surgir a Comunidade de Áurea Cravo (hoje São José Operário). Chegam as Irmãs de São Raimundo e se instalam no Bairro de Santa Terezinha e prosseguem na assistência à Comunidade; constrói-se e inaugura-se a nova capela (hoje, Igreja Matriz). Em Alagoinhas Velha, Frei Leão fica responsável pela Comunidade e organiza o Clube de Mães, com cursos de artesanato, corte e costura e culinária.
Nessa época, a Paróquia de Araçás perdeu a condição de paróquia e passou a ser capela de São Francisco, ficando Frei Virgínio (Dário) responsável por Araçás e Riacho da Guia e pelas comunidades rurais vizinhas.

Frei Everaldino Pires de Oliveira

Frei Everaldino (foto) assumiu a Paróquia de São Francisco de 24 de março de 1975 a 29 de janeiro de 2005. Na época da posse, algumas poucas Comunidades Eclesiais urbanas ou rurais já estavam organizadas; outras começaram a surgir e a se organizarem, porém não tinham capela ou as tinham, mas bem precárias. O novo pároco empenhou-se em construir capelas novas capelas e reformar as existentes. Foram construídas as capelas de São Raimundo, São José Operário, São José do Petrolar, Narandiba, Calu e tantas outras; reformou as capelas de Nossa senhora das candeias (Praça Kennedy), Alagoinhas Velha, Riacho da Guia e tantas outras. Organizou um Curso Bíblico semanal; incentivou as pastorais; organizou a catequese de crianças; animou a missa com crianças e fundou um coral com elas. Foi Vigário Geral da Diocese. Paralelamente a essas atividades, ainda dava aula de Sagrada Escritura no Instituto de teologia da arquidiocese de Salvador.

Após 19 anos de criação da Paróquia, Frei Carlos Inácio de Souza assume como pároco , aos 8 de março de 1987, permanecendo até janeiro de 1991. Com a transferência de Frei Carlos Inácio para Itabuna, assume a Paróquia na condição de pároco o Frei José Jorge Rocha até 23 de julho de 1992, deixando a coordenação da Paróquia com o Frei Edimilson Pereira dos Santos, como administrador, que fica até o dia primeiro de dezembro de 1995, quando assume o Frei Orlando Santos Oliveira até o ano 2000.

Frei Orlando Santos Oliveira  (foto)
No decorrer desses anos, foram construídas várias capelas nas diversas comunidades da Paróquia, inclusive a restauração do telhado da igreja São Francisco e da Casa da Fraternidade, a reforma da Igreja Matriz de Araçá, entre tantas outras realizações.

Frei Anilson Cardoso Vasconcelos (foto)
Em janeiro do ano 2000, o Frei Anilson Cardoso Vasconcelos, foi nomeado Pároco dessa paróquia; deu continuidade ao trabalho dos párocos que aqui passaram. Em sua passagem como administrador da paróquia, pintou toda parte externa da Igreja São Francisco; reparou a instalação elétrica; reformou a capela Sauípe, o telhado da capela de Quizambú; forro da Capela Santo Antônio em Alagoinhas Velha. No ano 2002, construiu o primeiro andar da antiga Casa da Fraternidade - que hoje tem como nome Centro de Formação Catequética São Francisco de Assis. De alagoinhas, Frei Anilson foi transferido para o convento de São Judas Tadeu em Aracaju – Sergipe.
A paróquia São Francisco perdeu uma parte de seu território com a criação da Paróquia de Araçás. Mesmo assim, ainda possui muitas  comunidades na área urbana e na zona rural. Algumas já estão com uma boa caminhada, enquanto outras ainda estão em fase inicial.

Frei Carlos Inácio de Souza


Frei Carlos Inácio



Em 30 de janeiro de 2005, o Frei Carlos Inácio de Souza retornou a Paróquia de São Francisco como pároco, assumindo por um período de 5 meses. Renunciou por motivo de saúde. Ele foi considerado o precursor das comunidades urbanas e rurais.




Frei Liomar Pereira da Silva (foto)


Aos 26 de Julho de 2005, o Frei Liomar Pereira da Silva tomou posse da Paróquia de São Francisco de Assis como pároco. Jovem estudioso que exerceu a função com habilidade e articulação; apoiou a Pastoral Familiar; reorganizou a administração paroquial; destacou-se no ministério da pregação; adquiriu um novo carro para o serviço da ação pastoral e missionário e Organizou o Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

Frei Manuel Santos de Oliveira (foto)


Aos 06 de Fevereiro de 2008, o Frei Manoel Santos de Oliveira tomou posse como administrador paroquial. Motivou a “Missa da Misericórdia” e incentivou o entrosamento com as comunidades rurais. Frei Manoel acompanhou e investiu muito na creche do Rosário da Caridade; estacou-se no serviço de animação da catequese paroquial; integrou melhor a comunidade de Araçás e deixou a função de administrador paroquial em abril de 2009, por motivo de saúde.

Frei Sebastião Dias Mendes (foto)

Aos 05 de julho de 2009, , Frei Sebastião Dias Mendes toma posse como pároco. Motivou a organização da liturgia, melhorou a transparência na administração da Paróquia, envolvendo leigos comprometidos; começou a participar de uma forma direta da vida das comunidades. Com a motivação do bispo diocesano Dom Paulo Romeu e do Ministro Provincial Frei Rubival Cabral, o Frei Sebastião preparou a comunidade de Araçás para ser elevada a categoria de paróquia no dia 01 de Novembro de 2005. Ele tem orientado um trabalho pastoral nas comunidades através dos setores de comunidades. Atualmente, tem organizado assembléias paroquiais, motivando os leigos e a fraternidade a participar melhor dos encontros a nível diocesano e de vicarito.
Nossa paróquia está experimentando um bom momento que é o inicio da Pastoral da Comunicação (PASCOM), criando novas comunidades, construindo capelas. Atualmente trabalhando para a criação da paróquia São José do Petrolar. São essas e outras atividades desenvolvidas na Paróquia São Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário