sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CAPUCHINHOS EM ALAGOINHAS

Igreja do Convento de São Francisco de Assis - Alagoinhas -Bahia (foto antiga)
Após muitas considerações e consultas chegam a Alagoinhas, aos 8 de dezembro de 1939, o custódio provincial da Bahia e Sergipe, Frei Pedro de Crispiero, acompanhado de Frei Boaventura de Elcito e de Frei Estêvão de Recanati, com a finalidade de encontrar um lugar para a construção do convento e seminário. Percorreram vários pontos. No dia 9 de dezembro, encontraram o sítio de D. Adélia Valverde Bastos, situado à Rua 24 de outubro (atual Lauro de Freitas) e decidem por este local. Aos 26 de dezembro de 1939, já era passada a escritura do terreno, liberando-o para o início da construção.
Em fevereiro de 1940 é enviado para Alagoinhas, o Frei Gregório de San Marino que dá início aos alicerces, passando em seguida, aos cuidados de Frei Estêvão de Recanti.
Aos 26 de janeiro de 1941, eram inaugurados o convento e seminário, passando a residir os quatro religiosos: Frei Inocêncio, Frei Pedro de Cispiero, Frei Germano de Colli e Frei Isaías de Civitanova e mais 20 seminaristas.
No dia 16 de junho de 1954, devido ao afastamento do Vigário, Cônego Afonso Godinho, dos trabalhos paroquiais, é nomeado, pelo Cardeal da Dom Augusto Álvaro da Silva, Frei Fidélis de Itabaiana, como Vigário substituto da Paróquia de Alagoinhas, tendo como colaboradores, os confrades: Frei Isidoro de Loreto, Frei Benjamim de Villa Grande, Frei Caetano de Altamira, Frei Silvério de Cíngoli e Frei Apolônio de Barra de são Pedro.
Em novembro deste mesmo ano, a responsabilidade da paróquia passa para o Padre João Rosalvo Pimentel. E aos 2 de maio de 1955, por determinação do Senhor Cardeal, a Paróquia passa novamente a ser assumida pelos religiosos Capuchinhos, tendo como encarregado da freguesia, Frei Fidélis de Itabaiana.
Entre muitas atividades espirituais, realizadas pelos frades Capuchinhos, nesta cidade, podemos destacar ainda as seguintes construções:
  • Lançamento da primeira pedra da nova Capela Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio de 1956, tendo como encarregado da construção, Frei Caetano de Altamira;
  • Lançamento da primeira pedra da nova Igreja Matriz, no dia 20 de abril de 1958 e fase inicial da Capela Nossa Senhora de Fátima, sendo vigário, Frei Leão de Marotta;
  • (neste mesmo ano Frei Caetano foi nomeado Bispo de Ilhéus);
  • Aquisição de uma casa, à Rua Teresópolis, nº 584, onde se construiria a residência do bispo da futura Diocese de Alagoinhas, sendo responsável o Frei Virgínio;
  • Conclusão dos trabalhos da nova Matriz, em 31 de junho de 1965;
  • Reforma das capelas de Aramari e Riacho da Guia.
À frente desses trabalhos, tivemos como Vigário da paróquia Santo Antônio, os seguintes Frades:

Frei Fidelis de Itabaiana (16/06/1954).
Frei Leão de Marotta (12/03/1957).
Frei Lourenço de Conquista (23/03/1963).
Frei Germano de Colli (02/02/1964).
Frei Virgínio Civitanova (02/02/1966).

Com a criação da Paróquia de São Francisco de Assis (25 de abril de 1968), Frei Virgínio de Civitanova (Frei Dário Romitti)torna-se o último pároco Capuchinho da Paróquia de Santo Antônio em Alagoinhas e o primeiro pároco da nova Paróquia São Francisco de Assis.

2 comentários:

  1. Tive o prazer de ser seminarista capuchinho, e durante 1.955 estudei o 1ºano ginasial em Esplanada, onde conheci todos os frades acima citados, e tive como primeiro diretor ainda em salvador, Frei Boaventura, e logo ao ir para Esplanada, Frei Virginio de Civitanova comandava os seminaristas como diretor. Foi maravilhoso e segui no seminário até 1.959 quando aos 17 anos certifiquei-me que estava roubando o lugar de alguem que tivesse vocação para ser um padre a realizar os desígnios de DEUS, No exercício do sacerdócio Franciscano.Cheguei a ajudar Dom Frei Caetano m. de Altamira a celebrar a primeira missa como bispo daquela diocese em 1.959, quando logo em maio saí do seminário e vim para São Paulo, onde então se encontrava minha família. Daí para cá, estou vivendo nesta cidade acolhedoura, que me permitiu prosperar como empresário no ramo de Importação e Com. De Aço Inox (chapas-mat.prima) para fins específicos, e onde me sobressaio com importações da Suécia, India, Japão e outros países. Deus tem sido muito generoso comigo e minha família.Obrigado SENHOR, pela tua infinita bondade generosidade e misericórdia e pela minha FÉ.

    ResponderExcluir
  2. QUERO SER UM FRANCISCANO
    Sou brasileiro tenho 46 anos, moro em Ilhéus, no estado da Bahia no Brasil. Há um ano descobrir que estava com uma doença cardíaca gravíssima. E tinha apenas 24 horas de vida. Dissecção da Aorta ascendente e descendente. Precisava de uma cirurgia de urgência. Fui operado com 1% de chance de sair vivo. A cirurgia demorou 16 horas, passei 18 dias em coma profundo, 10 dias de nora adrenalina. Quando os médicos diagnosticaram morte cerebral chamaram minha família para assinar o atestado de óbito. Minha irmã segurou meus pés fez a oração Maria passa na frente. Senti um pano molhado passando sobre meu corpo e um clarão imenso, uma luz forte saindo do coração de nossa senhora, luz e água eu acordei pela intercessão de Nossa senhora de Fátima. Desde então ouço vozes dizendo ide e anunciai em nome do Pai a minha chegada! Desde então tenho procurado a igreja, mas tenho sido rejeitado, sou tratado como louco. A Diocese de minha cidade diz que estou velho para seguir a vida religiosa. Contudo pergunto a Sua Santidade: O apostolo Pedro fundador da Igreja não era o mais velho dentre os apóstolos. Hoje que critérios a Santa Madre igreja usa para seu clero? Os apóstolos foram escolhidos por Cristo! Não escolheram.
    Fui escolhido por Maria Santíssima!
    Sei da importância de Maria na minha vida nova! Quero servir! Consegui as passagens para ir a Fátima em Portugal e peço humildemente sua permissão para servir a Deus.
    A última mensagem já se confirmou! Estou curado! Apenas com uma pequena deficiência na mão esquerda, que será curada em Fátima. Sua Santità Francesco por favor me aceite no seio da Santa Igreja Católica. Tenho uma missão, por isso voltei a vida. Sinto-me rejeitado pela Igreja, não quero buscar oura religião por que fui catequizado, batizado e crismado na fé cristã católica. Fui rejeitado por todos os mosteiros e ordens no Brasil por ter 46 anos.
    Idade era pré-requisito para Jesus escolher seus Apóstolos? E a Fé? Aprendi no convívio cristão que todos podemos servir ao Pai. Me sentindo excluído e minha Fé rejeitada resolvi escrever A Sua Santidade o Papa Francisco e externar minha decepção com a Igreja.
    Grato
    Justino Viana da Silva Filho

    ResponderExcluir