terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CURSO DE ATUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO LITÚRGICO-MUSICAL

Regional Nordeste 3 participa de Curso de Atualização e Formação Litúrgico-musical
Acontece em Feira de Santana (BA), dos dias 19 a 29, no Centro de Formação Papagaio, o Curso de Atualização e Formação Litúrgico-musical do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe).
Na primeira etapa o curso contou com a participação de 27 pessoas. As duas primeiras disciplinas do curso foram ministradas pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Armando Bucciol, e pelo assessor da Comissão, padre Hernaldo Pinto Farias.
“Está sendo, de certa forma, uma redescoberta da liturgia por parte dos participantes, como meio de aperfeiçoar e ritualizar a nossa salvação nas diversas comunidades espalhadas pelo Regional”, disse o padre Hernaldo.
No sábado, dia 21, o arcebispo de Feira de Santana, dom Itamar Vian, visitou os participantes do curso. Ele acolheu os presentes, incentivou-os para o estudo da liturgia e apresentou a programação das comemorações do jubileu da arquidiocese.
Dom Armando Bucciol lamentou o pequeno número de participantes e conclamou o Regional a se empenhar na divulgação e envio de representantes de suas dioceses, já que o curso visa a formação litúrgica do Regional, facilitando a participação de todos.
Fonte:
blogdacnbb.com
Veja também:
1. Agentes de Saúde de todo o país se preparam para a Romaria da Pastoral da Saúde
O Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), se prepara para receber, no próximo dia 11 de fevereiro, a Romaria da Pastoral da Saúde. A Romaria acontece este ano, precisamente, na festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, onde se comemora o Dia Mundial do Enfermo.
Segundo a coordenadora da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), Wilda Aparecida Haynes, cerca de 1200 pessoas,que envolvem agentes e profissionais da área de saúde, estão se mobilizando para participar da assembleia, que vai ter como tema “Fraternidade e saúde pública”, o mesmo da Campanha da Fraternidade deste ano. O assessor dessa assembleia será o secretário executivo da Campanha da Fraternidade da CNBB, padre Luiz Carlos Dias.
Considerado um dos principais eventos organizados pela Pastoral da Saúde, a Romaria tem início às 9h com a missa, que será presidida pelo bispo de Jaboticabal (SP), dom Antônio Fernando Brochini, e por dom Francisco José Zugliani, responsável pela Pastoral da Saúde no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
No final da missa, os bispos abençoarão os romeiros, seguindo-se da Benção dos Doentes.
Fonte: blogdacnbb.com
2. Visita do Papa a Cuba: "tem grande importância para região, para América Latina e Cuba"
O embaixador de Cuba junto ao Vaticano, Eduardo Delgado Bermúdez, assegurou que 'a máxima aspiração' dos cubanos é que o Papa Bento XVI 'deixe Cuba contente com a visita, feliz como o Beato João Paulo II'.
Em diálogo com o grupo ACI no Vaticano nesse 18 de janeiro, o diplomata explicou que a viagem do Papa -prevista para os dias 26 a 28 de março- 'tem uma grande importância para a região, para a América Latina, e Cuba'. O embaixador assegurou que na ilha esperam ao Papa 'com alegria, com afeto, com respeito, todos os cubanos e incluindo o governo, com muita alegria e com muito respeito'. 'Para as autoridades vai ser uma oportunidade de receber o chefe da Igreja Católica, o Supremo Pontífice, e de conversar. Penso sempre que o efeito vai ser positivo no marco de uma relação entre o estado, o governo e a Igreja em Cuba, e com a Santa Sé', acrescentou.

Delgado recordou os frutos da histórica visita que em 1998 realizou o Beato João Paulo II à ilha. Foi 'o primeiro Papa que visitou Cuba e foi um marco com as relações com a Igreja. Por exemplo, um resultado daquela visita é que o Natal voltou a ser um feriado institucionalizado na nação'. 'O resultado da visita de João Paulo, que deixou nele um rastro muito profundo como o confessou em testemunhos que deixou posteriormente deixou também em Cuba um rastro muito importante', indicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário