segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS: INFORMES

CONCURSO DE PRESÉPIOS

Neste Natal, a Paróquia de São Francisco de Assis, em Alagoinhas – BA, vai animar as comunidades a armarem o presépios em suas capelas e igrejas, resgatando o verdadeiro sentido do Natal.
Natal, 25/12, é aniversário de nosso irmão e amigo Jesus. Nada mais justo do que relembrar o seu nascimento, criando um ambiente que relembre o local onde e em que circunstâncias Ele nasceu. Na contemplação deste mistério, colhamos os frutos da alegria e da paz que o Deus Menino, vem trazendo para a humanidade.
Todas as comunidades estão convidadas a armar o seu presépio da maneira mais criativa e mais fiel à realidade do nascimento do Filho de Maria de Nazaré. Uma comissão será encarregado de avaliar o presépio mais bonito e mais original. O prêmio ao vencedor ainda vai ser estabelecido.

NATAL SOLIDÁRIO

A Paróquia está organizando neste ano o Natal Solidário, entre os dias 27 de novembro a 20 de dezembro.
Objetivo:
Promover uma corrente de solidariedade e espiritualidade, partindo da mística cristã e franciscana, beneficiando as pessoas mais necessitadas da comunidade, resgatando o rosto de Jesus Cristo como a referência única do Natal.
Objetivos Específicos:
- Vivenciar, na Paróquia o verdadeiro espírito natalino, celebrando o nascimento de Jesus;
- Possibilitar aos paroquianos a vivência da solidariedade através de propostas concretas;
- Despertar nos jovens e demais e demais pessoas o desejo e a necessidade de dar continuidade a esse trabalho, não somente na época do Natal.

O que se pede: Roupas, calçados, outros objetos de uso doméstico,brinquedos e, de modo especial, alimentos não perecíveis.

Onde fazer a doação: Na própria comunidade (capela ou igreja) ou na secretaria da Paróquia.

NOVENA DO NATAL

A Novena do Natal nas famílias terá início no dia 12 de dezembro e encerramento no dia 20 do mesmo mês, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis.

ACONTECEU NA PARÓQUIA

13/11 – Comunidade São José do Petrolar: Caruru beneficente. Na comunidade foi criada uma escola de música, onde são ensinados teclado, violão e, mais tarde, também bateria.

Dia 19/11 – Encontro da Pastoral Familiar, no Colégio SS.Sacramento. Tema: Importância da Pastoral Familiar na Paróquia de São Francisco. Houve uma avaliação das atividades da Pastoral na Paróquia, desde o início até hoje.

Dia 20/11 - Festa de Cristo Rei na sede da Paróquia com a participação de todas as Comunidades, havendo adoração e louvor a Jesus na Eucaristia, antes da missa.
Festa de Senhor dos Passos na Comunidade de Jambeiro.
- Congresso da Pastoral do Terço dos Homens em Feira de Santana. Participaram 40 homens da Paróquia de São Francisco de Assis de Alagoinhas.
- Início da Campanha para a Evangelização.

27/11 – Assembleia das Comunidades Rurais da Paróquia de São Francisco de Assis, na Comunidade do Estêvão, onde foi apresentado o tema: “A Catequese na vida da comunidade”, tendo como assessores Frei Sebastião e Ir. Maria José. Todas as comunidades estiveram representadas.
- Início da campanha do Natal Solidário.

VAI ACONTECER

Dias 2 e 3 de dezembro – Assembleia Paroquial, com o tema: Juventude, Paróquia e Redes Sociais, com a assessoria de Frei Gilvan Aquino, capuchinho.
Dia 12/12 – Início da Novena do natal e Família.
18/12 – Encerramento da Campanha para a Evangelização.
20/12 – Encerramento da Novena do Natal em Família e da Campanha do Natal Solidário.
24/12 – Véspera do Natal.
25/ 12 - Natal.
__________________________________________________________________

PRESÉPIO DE NATAL: O INÍCIO DA TRADIÇÃO

No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.
De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.
Neste mesmo século, vindo de Nápoles, o hábito de manter o presépio nas salas dos lares com figuras de barro ou madeira difundiu-se por toda a Europa e de lá chegou ao Brasil. Hoje, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo são montados presépios recordando o nascimento do Menino Jesus, com imagens, de madeira, barro ou plástico, em tamanhos diversos.
Fonte:http://www.blogger.com/www.presentedenatal.com.br/presepio_natal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário